O Retrato Construído | Festival de Fotografia de Tiradentes

27751959_10155378297048325_2003877787872269707_n

 

Ângela Berlinde e Fernanda Chemale

O RETRATO CONSTRUÍDO

WORKSHOP

Direcionado para um grupo de participantes dispostos a ousar experimentar uma imersão artística no universo do Retrato Construído, serão acompanhados pelas artistas Berlinde e Chemale que os guiarão neste processo de conceber uma imagem através do Retrato.

O workshop oferece várias ferramentas teóricas e práticas que giram em torno da linguagem, criatividade e concepção na construção de um retrato.  É marcado pela criatividade, liberdade e experimentação.

INSTRUTOR

ÂNGELA BERLINDE

Artista e curadora, Ângela tem o Doutoramento em Comunicação Visual e Expressão Plástica, pela Escola de Educação da Universidade do Minho de Braga e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É curadora de projetos culturais e exposições de arte contemporânea em Portugal e no Brasil e publicou obras de fotografia e texto sobre a Índia portuguesa e os retratos pintados das comunidades indígenas do Brasil. Desde 2010 atua como investigadora e curadora em festivais da Europa e países latino-americanos, particularmente no Brasil, Uruguai e Colômbia. Tem especial interesse por autores que atuam no universo da Fotografia Documental, bem como artistas que trabalham no campo da transversalidade fotográfica.

www.angelaberlinde.com

FERNANDA CHEMALE

Fernanda Chemale é fotógrafa, artista visual e designer de joias. Suas obras estão nas coleções Pirelli/MASP de Fotografias, Coleção Joaquim Paiva, MAM-RIO, MAC-RS, Museu do Trabalho, Pinacoteca Municipal Aldo Locatelli, Museu do Homem do Nordeste, Fundación Albacete na Espanha e Museu dos Descobrimentos em Portugal. Autora dos livros Tempo de Rock e Luz,ElefanteCidadeSerpente e Desordem, é professora de fotografia. Faz exposições regularmente e participa de Festivais de Fotografia no Brasil e no exterior. Colaborou com a Fundação Joaquim Nabuco e MEC nos projeto Nordestes Emergentes e VI Theória. Vive e trabalha entre Porto Alegre e Rio de Janeiro, Brasil. Trabalha questões relacionadas à fotografia e memória desenvolvendo projetos na vertente autoral e documental. Na construção de suas imagens suprime a fronteira entre realidade e ficção sugerindo possibilidades narrativas. Propõe uma fotografia oculta, paradoxal e subversiva.

www.fernandachemale.com.br

 

PROGRAMAÇÃO

Data 8, 9 e 10 de março

Horário: 14:30h as 17:30h

Local: Tiradentes

Carga horária: 9 horas

Pré Requisitos:

Conhecimentos básicos dos fundamentos da fotografia. Os participantes devem trazer câmera para a aula prática e trazer as fotos realizadas em pen drive para apresentação em aula.

Número de Vagas: 15

Investimento: R$ 450,00 – 10% de desconto para pagamento até dia 18 de fevereiro

Programa:

Dia 1

O Retrato Encenado, aula teórica com projeção, criação e preparação
• Introdução ao conceito de Retrato e a exposição de autores no campo da fotografia contemporânea, que utilizam o retrato como linguagem artística.
• Apresentação da dinâmica do workshop e condução das ideias para a realização de um retrato construído, idealização e produção.
Exercício individual para casa:
1) para a próxima aula trazer equipamento, figurino e objetos para a produção da foto.

Dia 2

O retrato e o autorretrato
Prática do Retrato – externa em locação com luz ambiente,
Levar câmera, figurinos e objetos.
• Apresentação e análise das várias ideias e acompanhamento para os participantes.
• Dinâmica e exercícios de iluminação com luz natural, propondo que a técnica acompanhe à ideia.
Tema de Casa – seleção das 10 melhores fotos produzidas durante o exercício para serem avaliadas e entregues na 3ª sessão.

Dia 3

Seleção de imagem e avaliação
• Avaliação dos resultados dos retratos obtidos na aula anterior
• Espaço para discussão e reflexão.

 


Inscreva-se aqui: https://pub.eventsys.com.br/#/o_retrato_constru_do-381160062

Informações: [email protected]

 

http://fotoempauta.com.br/festival2018/workshop/retrato/