A Rua Suspensa

A RUA SUSPENSA

Fernanda Chemale

Fotografia – Instalação

15 x 21cm

 

2008 | 2011 | 2013

 

Na expansão da metrópole,
Encontra-se uma rua com o semblante do interior
Arquitetura: remete ao passado.
Calor humano: devolve o dia de hoje.
Nas casas, gerações de histórias.
Futuro, Novo, Passado e Antepassado.
Passagem do tempo.
Travessa no tempo.
Transformações,
internas e externas.
Viva e efervescente!

Vê nez i anos

 https://vimeo.com/73009032 

 

Inspirado na Travessa Venezianos, uma rua tradicional de Porto Alegre no sul do Brasil e tombada pelo patrimônio histórico do município ”A Rua Suspensa” valoriza a arquitetura das fachadas pitorescas das casas datadas do início do século XX e mostram uma arquitetura muito simples. Seu valor histórico reside em constituírem um grupo intacto de habitações populares típicas de muitas cidades brasileiras.

O imaginário de uma cidade do interior é representado por suas casas e habitantes inserido na metrópole, narra a vida de crianças brincando e a ação cotidiana das mulheres que se reúnem em frente à porta de casa. Em suma, a vida fluindo. A Rua Suspensa afirma a poesia de uma vida cotidiana, rotineira e tranqüila que está tão longe e tão perto das batidas monumentais de uma cidade grande ao mesmo tempo que afirma o exercício da memória.

As fachadas resumidas a uma porta e uma ou duas janelas foram fotografadas de modo formal com um tripé em dia de luz muito alta em ponto de vista repetitivo, buscando mostrar o modo como estão dispostas na rua, sendo pegadas umas às outras em fileira. Já o grupo humano que habita e freqüenta esta rua foi fotografado em suas ações cotidianas em horário solar mais ameno e com a câmera na mão, buscando participar desta convivência.

Estes elementos juntos, casas e pessoas propõe a representação da Travessa Venezianos e remetem a uma cantiga popular: “Se essa Rua fosse minha eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhantes para o meu amor passar…” que compõe este espaço em um imaginário de cidade do interior inserido como que suspenso na metrópole.

As caixas suspensas à altura dos olhos são compostas por fotos capturadas em 2008 e 2011 trazendo em uma das faces as coloridas e festivas fachadas das casas da Travessa o no verso as imagens de seus moradores. Na instalação original são 14 caixas na dimensão 15cm x 21cm, com uma espessura de 5cm contendo imagens nos dois lados maiores. São dispostas em duas linhas paralelas que se distanciam uma da outra por um espaço de 1,5m e possuem um intervalo de 10cm entre cada uma das caixas, tendo esta instalação um total de  4 faces e 2 entradas,  simulando a idéia de uma rua por onde o espectador passa. As imagens desta rua são a arquitetura das casas. Em seu verso é exibido o lado humano.

 

Trilha

Captação de Som:
Breno Ketzer Saul e Pedro Moreira Saul
Edição de Som: Kátia Costa

Nas fotos:
Lais Luciane da Conceição
Ana Henrique
Vera Regina Gomes Martins
Clara Leiaine Santos
Brenda Alexia
Iandra Soares Ferreira
Evelyn Vieira Costa
Georgia Alexandra Soares Ferreira
Larissa Vieira Costa
Alisson Ferreira
Jackson Ferreira
Flávia Vieira Costa
Sisenando Costa

 

Exibições

2022 – “A Casa do Tempo”, Exposição do núcleo Curatorial Atravessamentos, formado por Marlene Reinaldo, Sandra Gonçalves e Vera Carlloto, 2ª Turma de Especialização em Práticas Curatoriais UFRGS, Laboratório de Projeto Curatorial e Laboratório de Expografia e Montagem, coordenação de Ana Albani de Carvalho e Bruna Fetter, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS.

2013 – “A Rua Suspensa”, Fotogalería Virgilio Calegari, Direção de Arte de Marco Fronckowiak, 2º Prêmio IEAVi de Arte Contemporânea, Porto Alegre.

2013 – “A Rua Suspensa”, V Theória, Fundação Joaquim Nabuco, Recife, PE;

2008 – “Travessa Venezianos – Construções no Tempo”, Curadoria de Zoravia Bettiol, A Rua Suspensa, Direção de Arte de Breno Saul, Chico Lisboa, comemoração dos 70 Anos da Associação, Porto Alegre, RS.

Le Journal de la Photographie http://lejournaldelaphotographie.com/entries/11448/porto-alegre-fernanda-chemale?utm_source=Le+Journal+de+la+Photographie+List&utm_campaign=55c84a5f44-Le_Journal_de_la_Photographie_29_05_2013&utm_medium=email&utm_term=0_5d7b612ab1-55c84a5f44-205090345 Actuphoto http://actuphoto.com/24789-laquo-the-suspended-street-raquo-by-fernanda-chemale-at-the-virgilio-calegari-photogallery.html Zero Hora

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2013/05/mostras-do-premio-ieavi-estarao-na-casa-de-cultura-mario-quintana-4131070.html